Vida Estudantil
Tutoria Indígena
Sobre a Tutoria Indígena
O ingresso de estudantes indígenas no Instituto de Ciências Sociais (ICS/UnB), em particular no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (SOL/UnB), que possui duas das quatro habilitações do curso de graduação (bacharelado em Sociologia e licenciatura em Ciências Sociais), tem se avolumado nos últimos anos. Este aumento de discentes indígenas vem exigindo maior suporte para a chegada e a integração delas/es na comunidade universitária. Um projeto de extensão, portanto, para atender a essa temática se colocou relevante e urgente por parte do ICS, o qual se desenvolveu em perspectiva metodológica da pesquisa-ação e em diálogo com outras experiências universitárias e com a comunidade em geral nos anos de 2023 e 2024. Apresentou como objetivo geral: desenvolver atividades voltadas ao apoio acadêmico a estudantes indígenas ingressantes do curso do SOL/UnB para obtenção de melhor desempenho nas disciplinas e maior facilidade na interação com as demandas da universidade. Vários resultados e impactos de diferentes ordens foram alcançados, de modo a favorecer a participação das/os estudantes indígenas no curso, na rotina acadêmica e em trocas com a sociedade em geral. Outra edição desse projeto de extensão deve ser desenvolvida em breve.