Grupos de Estudos
Serviços

 

Grupo de Estudos em Sociologia da Cultura (GESC/CMD/PPGSOL/UnB)

O Grupo de Estudos em Sociologia da Cultura (GESC/CMD/PPGSOL/UnB) existe desde março de 2014. Vinculado ao Laboratório do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB), o GESC está sob a coordenação do professor Edson Farias. Mantém reuniões periódicas semanais, de três horas. Aberto à a comunidade acadêmica da UnB, os encontros são definidos em formato de seminários, nos quais a cada reunião fica a cargo de um ou mais estudantes a exposição de um dos livros que compõem a bibliografia estabelecida para o semestre de atividades do grupo. O elenco de títulos obedece a um eixo temático previamente estabelecido. 

+Documento sobre o GESC/CMD/PPGSOL/UnB

 

 

Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB


O Grupo de Estudos Mulheres Negras/UnB foi criado em 2014, primordialmente dedicado à leitura e ao debate da produção intelectual sobre gênero e raça, sobretudo de autoria de mulheres negras. O grupo funciona como um espaço autônomo e horizontal de formação para mulheres negras, sob coordenação das estudantes de doutorado do PPG-SOL Bruna Cristina Jaquetto Pereira e Taís de Sant'Anna Machado. As reuniões acontecem quinzenalmente.

Mais informações no blog: http://grupodeestudosmulheresnegras.blogspot.com/ 

 

 

Grupo de Estudos Conhecimentos, Ciências e Tecnologias

 

O Grupo de Pesquisa propõe o estudo das complexas e imbricadas relações entre ciência, tecnologia e sociedade através de quatro eixos ou linhas de pesquisa:

1 - Ciência e sociedade: Pesquisar as complexas relações entre ciência e sociedade, investigando processos de influências recíprocas que direcionam transformações sociais variadas, nos conteúdos e valores, práticas e tradições.

2 - Tecnologia e Sociedade: Análises de processos sociais de uso, adaptação e transformações tecnológicas, com ênfase na forma e conteúdo das tecnologias em seus contextos de produção e circulação e nas transformações sociais concomitantes.

3 - Ciência, tecnologia e mídias digitais: Investigações sobre as novas realidades digitais e suas tramas com ciência e tecnologia, configurando relações sociais, novas formas de subjetivação e corporificação.

4 - Epistemologia: Pesquisas sobre epistemologia da ciência em geral e das ciências sociais em particular, com ênfase nas relações entre explicação e compreensão e nas diferenças entre ciências sociais e naturais.

Go to top
Template by JoomlaShine